Convidados Internacionais

Dr. Bernard Miège (confirmado)

É professor emérito de Ciências da Informação e Comunicação na Universidade Stendhal, Grenoble 3 (França), onde se dedicou à pesquisa e ensino 1973-2005. Seus interesses de pesquisa incluem as indústrias culturais e informativas, a ancoragem social das tecnologias da informação e comunicação, comunicação e sociedade, comunicação e pensamento (filosofia da informação e comunicação). Ele foi reitor da Universidade de Stendhal 1989-1994, o Chefe do Executivo do Ministério da Educação da França de 1998 a 2002 e chefe da Cátedra UNESCO de Comunicação Internacional 1997-2005. Ele recebeu dois doutorados honorários: IFASIC de Kinshasa em 2001, a Universidade de Bucareste em 2004 e da Universidade de Quebec em Montreal, em 2006. Ele é o autor de uma obra extensa: 16 livros sozinho ou em colaboração, entre eles La pensée communicationnelle traduzida em espanhol, Português, Russo e Romeno; Nos últimos dez anos, publicou 70 artigos em várias revistas científicas do mundo.  

Dr. Guilhermo Orozco ( confirmado)

É doutor em Educação (Harvard University) e especialista em Pedagogia da Comunicação, tendo feito uma licenciatura em Ciências da Comunicação. É professor da pesquisa no Departamento de Estudos de Comunicação Social Universidade de Guadalajara, no México. Foii professor da Cátedra da UNESCO na Universidade Autónoma de Barcelona em 2001 e na Pontificia Universidad Javeriana, em Bogotá, em 1996. Alguns de seus livros incluem TV, audiência e educação, e a coordenação da coletânea Histórias da televisão na América Latina. Seus interesses de pesquisa são a interação das crianças e dos jovens com a televisão e outras telas como videogames, telefones celulares e Internet, tendo atuado na Educação para o uso crítico das mídias. É um dos pesquisadores com influência reconhecida no pensamento comunicacional de toda a América Latina e bastante estudado também em países europeus.

 

Convidados Nacionais

 

Prof. Dr. Antonio Albino Canelas Rubim (confirmado)

Formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (1975) e em Medicina pela Escola Baiana de Medicina (1977), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1979), doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1987) e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin (2006). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Bahia; docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Artes Cênicas, ambos da UFBA; Ex-Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA; Ex-Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. Ex-Coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. Pesquisador I-A do CNPq. Autor de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Membro de Conselhos Editoriais de publicações em Cultura e Comunicação. Foi diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA, por três vezes; Presidente da Câmara de Extensão da UFBA; Presidente da Câmara de Comunicação, Cultura e Turismo da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia; Secretário de Cultura da Associação dos Professores Universitários da Bahia, por duas vezes, e Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Principais áreas de interesse: políticas culturais; cultura e política; comunicação e política; cultura, comunicação e sociedade.

 

Dr. Effendy Maldonado (confirmado)

Cientista Social, Investigador/Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação UNISINOS (doutorado e mestrado, 2000-2010). Pós-doutorado em Comunicação Universidade Autônoma de Barcelona(2004-2005). Doutor (PhD) em Ciências da Comunicação (USP) 1999. Coordenador do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM (UNISINOS/CAPES/CNPq 2002-2010). Coordenador Geral da Rede Temática (AMLAT-CNPq) Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina 2009-2012 (UNISINOS-Universidad Nacional de Córdoba [Argentina]-Universidad Nacional Expermental Simón Rodríguez [Venezuela]-Universidad Central del Ecuador- Universidade Federal da Paraíba- Universidade Federal do Rio Grande do Norte- Universidade Federal de Santa Catarina- IELUSC) (Edital MCT/CNPq Nº 11/2008). Pesquisador de problemáticas epistemológicas, metodológicas e teóricas em comunicação, trabalha com ênfase em "Processos midiáticos"; "Midias e América Latina"; "Comunicação, cultura e cidadania"; "Recepção midiática; Mídia e Inter-relações culturais"; "Geopolítica da comunicação contemporânea". Investigador credenciado na Secretaria de Ciência e Tecnologia do governo da Catalunha, da CAPES Ee do CNPq [Brasil]; pesquisador convidado do Migracom-UAB. Consultor da Fundação Ford, da Universidade de Coimbra, da Universidad Complutense de Madrid e do CIESPAL. Membro fundador da Linha de Pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação (PPGCC-UNISINOS). Professor convidado das instituições: Universidade Autônoma de Barcelona (UAB-Espanha/Doutorado); Universidade Andina Simón Bolívar (La Paz; Bolívia/Mestrado); CIESPAL (Quito); Universidade Politécnica Salesiana (Equador/Mestrado); Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS); Universidade Federal do Piauí (UFPI-DINTER); Universidade Central do Equador (UCE); Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus (IELUSC-Joinville). Editor Geral da Revista Fronteiras/Estudos Midiáticos (UP&P/Unisinos 2006-2008).

 

Dra. Malena Segura Contrera (confirmada)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão do Prof. Dr. Muniz Sodré (bolsa CNPq, 2007-2008) e estágios de pesquisa em Sevilha, Espanha, sobre Política da Comunicação (2000) e em Viena, Áustria, sobre Multiculturalismo e Mídia (1998). Atualmente é professora titular do curso de mestrado em Comunicação da Universidade Paulista. Foi durante vários anos (até 2006) professora da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde implantou e coordenou o curso de Jornalismo (1999 a 2004). Seus interesses de pesquisa são Teoria da Comunicação, Culturas arcaicas, Cultura contemporânea, Mídia eletrônica (televisão em especial), Mitologia. É autora dos livros O mito na mídia (1996), Mídia e Pânico (2002), Jornalismo e Realidade (2004), e de diversos outros artigos e capítulos de livros em coletâneas e revistas científicas, tanto no Brasil como no Chile e na Espanha. É membro do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Semiótica da Cultura e da Midia, da PUC/SP (CISC) desde sua fundação (1992), e atual líder do Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura, da UNIP (desde 2005). Coordena atualmente intercâmbio de pesquisa com as Universidade chilenas Austral de Valdívia e Playa Ancha de Valparaiso. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

 

Dr. Norval Baitello (confirmado)

Doutor em Comunicação pela Freie Universitat Berlin.  Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi diretor da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP. Foi professor convidado nas Universidades de Viena, Sevilha, S.Petersburg e Autônoma de Barcelona. Dentre os seus livros mais recentes destacam-se : A serpente, a maçã e o holograma (2010), La era da Iconofagia(2008) e Flusser’s Vollerei (2007). Desde 2007 é coordenador da área de Comunicação e ciências da informação da FAPESP.

 

Dra. Rose Rocha ( confirmada)

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP com pós-doutorado em Ciências Sociais/Antropologia na PUCSP. É professora e pesquisadora da ESPM/SP e pesquisadora da PUCSP. Dedica-se atualmente à investigação das relações entre consumo e cena midiática, sob dois enfoques prioritários: as culturas juvenis brasileiras e as políticas de visibilidade contemporâneas. Recebeu o Prêmio Intercom/1999, conferido à melhor tese de doutorado brasileira defendida em 1998. É uma das editoras da E-Compós (Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação). Participa da rede de investigação do Grupo de Trabalho CLACSO “Juventud y nuevas prácticas políticas en América Latina (2008-2010)”. Tem livros publicados em co-autoria e diversos artigos em revistas acadêmicas, do Brasil e da América Latina. Atua como consultora ad hoc de agências de fomento.

 

Dr. Alexandre Barbalho

Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE- 1990), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará  (UFC- 1993), mestrado em Sociologia pela UFC (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2004). É professor adjunto do curso de História e do PPG em Políticas Públicas da UECE e do PPG em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação e Cultura, com ênfase em Políticas de Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, contracultura e cultura brasileira. É autor de: Relações entre Estado e cultura no Brasil (Unijuí, 1998); Cultura e imprensa alternativa (UECE, 2000); Lívio Xavier. Cultura e política (A Casa, 2003), A modernização da cultura (UFC, 2005), Textos Nômades: Política, cultura e mídia (CCBNB, 2008). É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia (Fund. Demócrito Rocha, 2008) e co-organizador de: Letras ao sol. Antologia comentada da literatura cearense (com Oswald Barroso - Fund. Demócrito Rocha, 1998), Comunicação e cultura das minorias (com Raquel Paiva - Paulus, 2005) e Políticas Culturais no Brasil (com Albino Rubim - UFBA, 2007).

 

Dra. Catarina Farias

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente, é professora adjunto XI da Universidade Estadual do Ceará. Na Universidade Estadual do Ceará, ministra as disciplinas: Sociologia, Metodologia da Pesquisa, Cultura Brasileira e Sociologia da Educação. Atua, principalmente, nos seguintes temas: comunicação comunitária e movimentos sociais, comunicação e educação, rádios comunitárias, recepção, cultura popular, radiojornalismo, comunicação e cultura e teoria da Comunicação. Tem experiência em extensão universitária onde tem desenvolvido projetos de comunicação popular com sindicatos, escolas e movimentos sociais e ONGs. Atualmente, realiza pesquisa intitulada: Os movimentos sociais na rede: usos e estratégias comunicativas. Possui experiência em capacitação nas técnicas de comunicação participativa, promovendo cursos para a formação de comunicadores populares.

 

Dra. Deisimer Gorczevski

Concluiu doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2007) e doutorado-sanduíche em Comunicação Audiovisual e Publicidade na Universitat Autònoma de Barcelona (2005 e 2006). Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal do Ceará e pesquisadora convidada dos grupos de pesquisa Políticas Públicas e Produção de Subjetividade da UFRGS e Midia, Cultura e Cidadania, na UNISINOS. Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de conhecimento e subjetividade, mídia e tecnologias audiovisuais, metodologia de pesquisa-intervenção, juventude.

 

Dra. Gabriela Reinaldo

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Instituto de Cultura e Arte (ICA). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Semiótica, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, mito, literatura e João Guimarães Rosa.

 

Dra. Inês Vitorino

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com a realização de Doutorado Sanduíche na Westfälische Wilhelms-Universität Münster (1995-1996). Concluiu estágio Pós-Doutoral na Université du Québec à Montréal (UQAM), no Canadá, em 2008-2009 e atualmente é professora adjunta e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. É membro do Conselho Editorial da Revista - Fronteiras - Estudos Midiáticos Tem experiência em pesquisa na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e foco especial nos seguintes temas: comunicação, televisão, infância e juventude. Nesta área, coordena o Grupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia (GRIM - Núcleo UFC) e integra o projeto de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia. É autora do livro Televisão, Publicidade e Infância e organizadora do livro Mídia de Chocolate: estudos sobre a relação infância, adolescência e comunicação.

 

Dra. Júlia Miranda

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1971), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1994 - com estágio de dois anos na Université de Montréal) e pós doutorado em Sociologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Ceará, pesquisadora do CNPq, membro da equipe de pesquisadores do PRONEX - Programa de Apoio a Núcleos de Excelência e do PROCAD UFC/UFRJ. É pesquisadora na área de Sociologia, com ênfase nas temáticas de Religião e Política, Imaginários Sociais e Cultura e Sociedade. Coordena o Núcleo de Estudos de Religião, Cultura e Política (NERPO) da Universidade Federal do Ceará’. É bolsista de Produtividade do CNPq – Nível 2.

 

Dra. Cida de Sousa

Possui Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Tem experiência em televisão e rádio, com ênfase para o
rádio. Atua principalmente em análise dos discursos, política, jornalismo, religião, rádio, cultura e políticas de comunicação.

 

Dra. Rejane Vasconcelos

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1971), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1979) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é sócia efetiva do Instituto do Ceará e Prof. Associada III da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, atuando principalmente nos seguintes temas: política, campanhas eleitorais, representações sociais e mídia. Professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFC, colaboradora do programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC e membro da coordenação do Laboratório de Estudos de Política, Eleições e Mídia - LEPEM.

 

Dr. Wellington de Oliveira Jr.

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, artes visuais, performance, semiótica, religião e glossolalia.