Video-conferência

Qui, 23 de Setembro de 2010 13:59

SCCC defende afirmação da cidadania no campo comunicacional

Por Gabriela Alencar

Com o objetivo de congregar pesquisadores em torno de temas relacionados à cultura e à construção da cidadania a partir do enfoque da Comunicação Social, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) está realizando o Seminário Nacional Comunicação, Cultura e Cidadania (SCCC), de 22 a 24 de setembro desse mês. Seu objetivo é propiciar um momento de aprendizado para os participantes, através do intercâmbio renovado com pesquisadores do Brasil e de outros países, e da produção de conhecimentos qualificados e comprometidos com a afirmação da cidadania no campo comunicacional.

O Seminário é aberto a todos: estudantes de graduação e pós-graduação, professores e  sociedade em geral. As reuniões acontecem na Casa Amarela Eusélio Oliveira, no Museu de Arte Contemporânea da UFC (Mauc), no Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e no anfiteatro do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, durante os períodos da manhã e da tarde.

O evento conta com a presença de renomados pesquisadores nacionais e internacionais: Bernard Miège (Universidade Stendhal), Guilhermo Orozco (Universidade de Guadalajara), Norval Baitello Jr. (PUC-SP), Rose Rocha (ESPM), Efendy Maldonado (Unisinos), Antônio Albino (UFBA), entre outros importantes nomes.

A programação envolve mesas redondas, conferências, exposições, apresentações de artigos e lançamentos de livros. Os participantes discutem o intercâmbio de vários temas relacionados à comunicação, tais como cultura; infância e juventude; novas tecnologias; movimentos sociais;  imagem e imaginário; mídia, cultura e mediações.

Acontece ainda a participação de grupos que produzem rádios comunitárias, sites, vídeos e jornais populares, de companhias de teatros que atuam em escolas públicas e de alunos participantes de projetos de extensão da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e da UFC, que apresentam suas estratégias e materiais de comunicação.

Para mais informações envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou ligue para os telefones (85) 3366-7711 e 3366-7712.
Para acessar saber mais informações sobre os participantes, clique aqui.