Video-conferência

Sex, 24 de Setembro de 2010 18:03

Catarina Farias discute a importância da internet para os movimentos sociais

Por Paulo César Sena e Alan Barros

A pesquisadora Catarina Farias integrou a mesa redonda “Comunicação, Cultura e Política”, no primeiro dia do Seminário de Comunicação, Cultura e Cidadania. A conferência contou também com a presença da Dra. Cida de Sousa, professora do Curso de Comunicação Social da UFC e do Dr. Effendy Maldonado, professor da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Na apresentação, Catarina Farias destacou o uso da internet como melhor forma de se opor à representação estereotipada dos movimentos sociais divulgada pela grande mídia. Ela discutiu os objetivos das ações comunitárias ligadas a estratégias de comunicação, ressaltando a relevância da construção de uma autoimagem das comunidades.

A participação da Doutora foi orientada com base nas diretrizes de sua atual pesquisa, em que analisa o projeto de construção de um site elaborado pelos moradores do bairro Ellery. A intenção do estudo é identificar o modo como a internet é utilizada pelos movimentos sociais e quais são os benefícios trazidos por essa ação.

Segundo a pesquisadora, a internet é o principal espaço para a difusão de uma autoimagem dos movimentos sociais. “As ONGs e os movimentos sociais descobriram o poder da internet como valioso ambiente interativo, cooperativo e, principalmente, descentralizado. O alcance global aliado ao baixo custo desse meio é fundamental para a rápida difusão de uma imagem oposta à visão divulgada pelos meios de massa.”, completou.

Para mais detalhes sobre o tema discutido confira o artigo escrito por Catarina Farias com a colaboração de alunos de publicidade da faculdade Evolutivo.

Perfil

Catarina é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fez mestrado em Sociologia pela UFC e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, ela ministra as disciplinas de Sociologia, Metodologia da Pesquisa, Cultura Brasileira, e Sociologia da Educação na Universidade Estadual do Ceará.

Mais detalhes sobre sua formação acadêmica clique aqui.