Video-conferência

Sáb, 25 de Setembro de 2010 23:00

Diversidade cultural marca o segundo dia do SCCC na UFC

Por Fernando Wisse

Fanzines, apresentação teatral e roda de conversas, foi difícil escolher de qual atividade participar, na noite de quinta-feria (23), quando o Museu de Cultura e Arte da UFC (MAUC) foi palco de diferentes atrações culturais dentro da programação do Seminário Comunicação, Cultura e Cidadania.

Para fazer com que os participantes do evento tivessem maior contato com amostras culturais da cidade, a segunda noite de atividades foi pensada com base na diversidade de temas. A programação teve seu início com a apresentação artística do grupo de teatro “Pé no chão”, que fez o resumo da peça “A morta”, de Oswald de Andrade.

A palestra de fanzines – ou fanatic magazine - contou com a presença de diversos autores de fanzines, tanto da cidade de Fortaleza, como de outras metrópoles, mostrando as diferentes formas de como esse estilo vem sendo abordado por seus produtores. Isabel Muniz Lima, professora e autora de fanzines, utiliza-os na sala de aula para estimular os alunos a analisarem os diversos tipos de linguagem encontrados nesse material. A professora considera as fanatic magazines como “instrumento de amadurecimento da linguagem dos alunos”, e que, além de estimulá-los a produzir mais e mais, desperta o interesse dos estudantes para os aspectos lingüísticos. Também foi levantada pelos palestrantes a ideia de criação de uma “zineteca”, uma biblioteca de fanzines, com o intuito de gerar maior contato e divulgar esse trabalho.

A noite também contou com a presença de Raimundo Carneiro de Araújo, conhecido como Seu Vavá, na roda de discussões “Narrativas ao Fogo: Seu Vavá, um operador de ilusões”, onde ele dividiu as experiências de muitos anos vividas no comando do Cine Nazaré, exibindo filmes antigos que dificilmente se encontram em locadoras e não são transmitidos pela televisão brasileira.