Video-conferência

Dom, 26 de Setembro de 2010 01:15

Comunicação como Ferramenta de Luta Social

Por Aline Lima e Amanda Alboino

Durante o último dia do ciclo de apresentações na Casa Amarela sobre Comunicação, Movimentos Sociais e Cidadania houve enfoque no discurso da mídia como ferramenta de lutas sociais, sendo apresentados os trabalhos de Anna Karinna Bevilaqua (UFRN), Zoraia Ferreira (UFC), Flávia Moura (UFMA), Antonio Simões Menezes (UFC).

Anna Karinna Bevilaqua iniciou as apresentações, debatendo a democratização da Internet e seu uso adequado por aqueles que tem acesso. Anna destacou a importância dos meios virtuais para a mobilização das pessoas em prol de um trabalho em conjunto.

Zoraia Ferreira complementou a exposição anterior ao falar sobre o papel da comunicação popular na (re)construção do sentimento de sociedade. Zoraia utilizou os conceitos tradicionais de comunidade para sua argumentação. Destacou também que os meios de comunicação podem ser utilizados para fortalecer os laços de comunidade.

Flávia Moura demonstrou em seu estudo como a comunicação tanto pode contribuir para a “escravidão contemporânea”, como pode ser utilizada pelas pessoas como instrumento de conscientização, informação e mudança social.

Antônio Simões Menezes finalizou o Grupo de Trabalho apresentando a Revista Sem Terra (2008), explicando como o Movimento dos Sem Terra (MST) utiliza a comunicação para mudar a imagem do Movimento perante a sociedade, geralmente visto como “baderneiro”. A Revista Sem Terra possui o ethos de denúncia e resistência, e sua editoria mostra as possibilidades de resistência através da mídia pelos movimentos sociais.