Grupos de Trabalho

 

Os Grupos de Trabalho do Seminário Nacional de Comunicação, Cultura e Cidadania visam abarcar os temas secundários que circundam a temática geral do evento.

Comunicação e Educação
Compreende os estudos sobre práticas de comunicação na escola, dimensões educativas dos meios de comunicação de massa, além dos usos das tecnologias na escola e na sociedade com propostas educativas.

Comunicação, Movimentos Sociais e Cidadania
Privilegia estudos sobre os movimentos sociais populares e suas práticas comunicativas. Incluindo análises das dimensões políticas e culturais de processos educativos organizados pelas classes populares.

Comunicação e Novas Tecnologias
Compreende os estudos voltados para os usos e apropriações das novas tecnologias de informação e comunicação. Interessa-se peça investigação de fenômenos sócio-culturais que se dedicam a compreender a relação entre os sujeitos e as tecnologias no contexto de convergência midiática.

Comunicação e Cultura
Engloba estudos sobre aspectos da cultura em suas relações com os processos de comunicação, que envolvem percepções subjetivas e coletivas de territórios simbólicos. São contempladas ainda investigações acerca da cultura contemporânea em que se evidenciam influências das tecnologias e da comunicação midiática.

Comunicação, Infância e Juventude
Compreende os estudos acerca das relações estabelecidas por crianças e jovens com o sistema midiático. As investigações privilegiadas no grupo voltam-se para o modo como crianças e jovens interpretam os bens simbólicos aos quais têm acesso e como o sistema midiático apropria-se de referências da infância e da juventude para elaborar suas produções.

Imagem e Imaginário
Privilegia os estudos sobre a imagem e o imaginário em seus vários desdobramentos, desde a imagem fotográfica, o cinema, o vídeo, a televisão, a imagem publicitária até as imagens híbridas dos imaginários contemporâneos e suas implicações na cultura, na sociedade, na mídia.

Mídia, cultura e mediações
Debruça-se sobre as características dos processos comunicativos e de seu conhecimento científico. Interessa ao GT o debate sobre correntes teóricas ligadas às teorias da Comunicação e suas relações interdisciplinares com outros campos do conhecimento.

 

Os artigos aceitos nos referidos GTs serão publicados eletronicamente no site do Evento. Pelo menos um autor deve estar inscrito como participante do Seminário para apresentação do trabalho. Não é necessário pagar inscrição para submeter trabalhos, apenas para apresentá-los, se aprovados, no Seminário. Cada autor só pode submeter um trabalho, em autoria única ou co-autoria. Trabalhos de graduandos só serão aceitos em regime de co-autoria com pesquisadores que tenham, no mínimo, título de mestre.